Ex-prefeito Felipe Santolia vai ser transferido para a penitenciária de Esperantina

O ex-prefeito de Esperantina, Antônio Felipe Santolia Rodrigues, foi preso no último dia 23 de junho no litoral norte do estado de São Paulo
créditos: cidadeverde.com


O ex-prefeito Felipe Santolia, preso no litoral de São Paulo no último dia 23 de junho, deve ser transferido nos próximos dias para a penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina. O juiz Arilton Rosal Falcão Júnior, da comarca do município, determinou a expedição de ofício à Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) para que providencie a transferência de Santolia, que, atualmente, está preso na penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo.

No documento enviado à Sejus, o magistrado argumenta que a permanência do ex-prefeito em São Paulo pode acarretar "prejuízos a instrução criminal e a celeridade processual", uma vez que além das duas condenações, o réu possui mais cinco outros processos em fase de conhecimento.

Ainda na decisão, o magistrado ressalta que a soma das penas de Felipe Santolia totalizam mais de 18 anos de pena privativa de liberdade. "Diante disso, DETERMINO a alteração do regime de cumprimento de pena para o fechado e a atualização desses cálculos da pena, assim como também, para que seja expedido mandado de prisão em seu nome", diz um trecho da decisão.

O ex-prefeito de Esperantina, Antônio Felipe Santolia Rodrigues, foi preso no último dia 23 de junho no litoral norte do estado de São Paulo, onde adotou o nome de "Xico Namastê". No Piauí, ele exerceu mandato de prefeito entre os anos de 2005 e 2008, quando foi acusado de desvios milionários enquanto ocupava o cargo. Ele respondia a processo, tinha mandado de prisão em aberto e era procurado da Justiça com pena de 12 anos e três meses.

A prisão foi realizada pela equipe da Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas da Polícia Civil de São Paulo com apoio da Gerência de Polícia Especializada da Polícia Civil do Piauí. O ex-prefeito foi localizado no município de Caraguatatuba.

Nova condenação

Em decisão proferida no último dia 25 de junho, também pelo juiz Arilton Rosal Falcão Júnior, da comarca de Esperantina, Felipe Santolia foi condenado a mais 10 anos de reclusão pelos crimes de peculato e uso de comento falso. Além disso, o magistrado também determinou a aplicação de 100 dias-multa.

Na decisão, ainda fica definido que Santolia não terá o direito de recorrer em liberdade da sentença, por ter ficado foragido ao longo dos últimos meses, mesmo já tendo um mandado de prisão definitiva expedido em março de 2020, sendo localizado somente no último dia 23 de junho.

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA