Lacen entrega resultados de testes covid em menos de 24 horas

O prazo de entrega que já chegou a ser de 10 dias, hoje é de aproximadamente 12 horas.
créditos: cidadeverde.com

 

Com a diminuição da demanda, o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) também diminuiu o tempo médio de entrega de resultados dos testes que diagnosticam a covid-19. O prazo de entrega que já chegou a ser de 10 dias, hoje é de aproximadamente 12 horas.

O farmacêutico e bioquímico do Lacen, Denis Furtado, destaca que nesta quinta-feira(22) são apenas 228 amostras aguardando resultado. Segundo ele, apesar da demanda menor, o laboratório está pronto para ampliar a quantidade de material analisado diariamente.

"Isso é fruto de um serviço que tem sido bem feito dentro do Lacen, bem administrado. Acreditamos também que, com a vacinação, com a imunização, essa demanda vem cada vez mais diminuindo. Durante o pico, liberamos cerca de 2400 amostras em 24 horas. Hoje diminuiu a nossa demanda, mas o Lacen está preparado para dar a resposta a sociedade",explicou.

Desde o início da pandemia até agora, o Lacen já analisou quase 340 mil amostras referentes a testagem para a covid-19. Desse total, 105 mil foram positivas e 231 foram negativas.

Variante delta

O farmacêutico do Lacen, Denis Furtado, destaca ainda que ainda não há a confirmação da presença da variante delta no Piauí entre os testes já analisados. O sequenciamento, que é feito atualmente em um laboratório na Bahia e na Fiocruz, também deve ser feito em breve no estado do Piauí.

"Vai ser um trabalho contínuo. Todo mês estaremos enviando amostras positiva, dentro de um critério. Futuramente, nós aqui no estado Piauí vamos estar podendo fazer esse sequenciamento por aqui mesmo", disse.

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA