Pedro II devolve mil doses de Coronavac por falta de público para se vacinar

Prefeitura de Pedro II emite nota
créditos: cidadeverde.com

 

O município de Pedro II, fez a devolução de cerca de mil doses do imunizante Coronavac por falta de público para se vacinar. Segundo a coordenadora de Imunização da cidade, Sara Marquia, as vacinas estavam estocadas há mais de três meses.

“Na sexta-feira (19) nós fizemos a devolução de cerca de mil doses para a regional de Piripiri porque o município estava há mais de três meses com essas doses guardadas na geladeira, nós fizemos várias buscas ativas, repescagens para pessoas acima de 18 anos que ainda não tinham se vacinado e infelizmente as pessoas não procuraram”, explica a coordenadora.

Saara Markia acrescentou ainda que muitos moradores de Pedro II assinaram um termo de responsabilidade por não quererem se vacinar.

“Teve muita gente que assinou termo de responsabilidade, assumiram a responsabilidade por não quererem tomar a vacina e para a gente não ficar com essas doses no estoque, nós tivemos que fazer essa devolução”, ressalta.

Ainda de acordo com a coordenadora de Imunização, a regional de saúde de Piripiri, que abrange os municípios da região e Pedro II, já fez a devolução de nove mil doses.

“O coordenador da regional de Piripiri fez a devolução de nove mil doses dos municípios que pertencem a regional de Piripiri, e Pedro II também fez essa devolução, nós devolvemos a vacina Coronavac”, finaliza a coordenadora.

Segundo os dados desta quarta-feira (24) do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em Pedro II, 66,42% da população está com o esquema vacinal completo. O município também recebeu 59.777 doses de vacinas e aplicou 57.410 delas.

Prefeitura de Pedro II emite nota

Sobre a devolução de vacinas, a prefeitura de Pedro II se manifestou por meio de nota, enviada no início da noite desta quarta-feira (24).

Sobre a informação

1 - As doses foram devolvidas por orientação da Secretaria de Saúde do Estado;

2 - A quantidade entregue corresponde ao que sobrou em estoque após três meses desde a realização de repescagem;

3 - A devolução aconteceu não só por parte de Pedro II, mas também de outros municípios, atendendo à solicitação da Sesapi.

4 - A Prefeitura reforça que está à disposição para mais esclarecimentos.

Secretaria Municipal de Comunicação - Pedro II.


 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA