Pedro II - PI
WhatsApp

86 98176 - 6846

�III Festival das Sementes em Pedro II foi o maior entre todos - Rádio Matões FM 104,9 de Pedro II- PI

Cidades

28/07/2017 às 22h30 - Atualizada em 28/07/2017 às 22h42

III Festival das Sementes em Pedro II foi o maior entre todos

Eudes Martins
Pedro II - PI
FONTE: Neto Santos

Fotos: Neto Santos


“Este festival não estar grandioso apenas pela quantidade de pessoas presentes, mas principalmente pela sua riqueza em variedades de diálogos e diversidades de sementes criolas", dizia em entrevista Carlos Humberto Campos, coordenador do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA, coletivo organizador do evento. E não é para menos mesmo, quem acompanha o Festival das Sementes do Piauí desde sua primeira edição pode comprovar em Pedro II nesta sexta feira dia 28 que foi de fato o maior de todos até agora. O evento conquista grandiosidade também em visibilidade e participação de parceiros na sua realização, os números comprovam os fatos. Nas duas outras edições a média de público era de 600 agricultores, este, segundo dados da organização chegou próximos dos 800 participantes.




O festival das sementes é o resultado de um trabalho que o FPCSA vem realizando juntos as famílias agricultoras que tem a prática de guardar suas sementes criolas de um ano para o outro. Garantindo assim, ter em casa uma semente adaptada para o plantio de seu roçado, além preservar ativo o costume passado de pai para filho no hábito de guarda a semente de plantar. O que as Entidades que compõem o Fórum vem fazendo é apenas motivar o agricultor a se organizar com outros agricultores e assim ter uma segurança maior para a sua semente não se perder quando os invernos forem mais fracos.




O movimento das Sementes da Fartura do Piauí tem também o objetivo de com o passar dos tempos as famílias tenham sementes nativas o suficiente para estocar, vender, trocar e assim não mais precisar das sementes híbridas, modificadas.




Exemplos práticos como de dona Margarida Martins da comunidade Arizona I do município de Lagoa do Sítio quando diz: “Eu amo essa feira, porque essa não é a primeira vez que participo, eu tenho experiência, já aprendi muito, tanto que,  o que trago eu não vendo nem troco, eu faço doação, porque é uma satisfação muito grande repassar para os outros aquilo que eu tenho de bom que são minhas sementes puras”.




O que dona Margarida fala é confirmado pelo coordenador Carlos Humberto quando dizia, "Eles são donos disso aqui, você ver embaixo das tentas a quantidade de sementes e conversas que os agricultores estão dialogando, isso é de uma riqueza profunda que muitos de nossos gestores públicos e autoridades não tem a capacidade de enxergar.”




O Festival das Sementes da Fartura teve início no ano de 2014 na cidade de Pedro II, sendo portanto essa a segunda vez que o evento acontece nesta cidade. A segunda edição do festival aconteceu em Picos no ano de 2016.




Este ano o evento teve o apoio da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil, do Governo do Estado do Piauí, do Branco do Nordeste e o Governo Federal.


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 97 VEZES

Comentários

Veja também

Rádio Matões FM 104,9 de Pedro II- PI
Editoriais
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Porto Webhost