Carnaval: PRF registrou 31 acidentes com 39 feridos e 3 mortos

Segundo a PRF, houve um aumento de 28% do número de infrações durante o período, com exceção das infrações por excesso de velocidade.
créditos:

A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta quinta-feira (7) os indicadores da Operação Carnaval de 2019, em âmbito estadual. A operação ocorreu entre os dias 01 e 06 de março deste ano. Segundo o balanço, o número de acidentes, feridos e mortos teve um redução em comparação ao ano passado. A redução dos três óbitos em acidentes ocorridos no feriado indicam uma redução em torno de 57% em relação a 2018, quando 7 pessoas morreram nas estradas. O número de acidentes também reduziu, de 35 para 31 no ano corrente, assim como o de feridos, de 41 para 39.

PRF registrou 31 acidentes com 39 feridos e 3 mortos. (Foto: Divulgação/PRF)

A maior presença ostensiva da PRF nas rodovias deste ano também refletiram num maior número de abordados. Considerando veículos e pessoas, um total de 5.293 fiscalizações foram realizadas pelos policiais nos seis dias de operação, um acréscimo de 38% comparado ao carnaval de 2018. Os autos de infrações totais lavrados pelos agentes federais (excluindo velocidade) aumentaram 28%, totalizando 1.811 multas.

Apesar do número de infrações ter aumentado durante o feriadão de Carnaval, o registro de veículos acima da velocidade permitida apresentou uma diminuição em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano os radares flagraram 1.499 veículos acima da máxima da via Em 2018, foram 1.971 registros.

No detalhamento das demais infrações, destaca-se a ausência de capacete de segurança dos motociclistas ou passageiros (324), cinto de segurança (76) e crianças fora do dispositivo de segurança adequado (26). As ultrapassagens proibidas somam 230 registros, número praticamente estável comparado ao ano anterior, quando 223 veículos foram autuados pela manobra irregular.

Ao todo, 1.690 motoristas passaram pelo teste de alcoolemia, frente aos 1.280 no ano passado. Ao somar os motoristas que se recusaram a fazer o teste, bem como os que foram constatados sob o efeito de álcool, 69 pessoas foram autuadas, dentre as quais 09 foram presas. Esse índice é 86% superior ao carnaval de 2018, onde um total de 37 pessoas foram autuadas sob as mesmas circunstâncias, com 08 prisões.

Combate ao Crime

A PRF também esteve presente em relação às ações de repressão ao crime. No apanhado da Operação Carnaval, destaca-se a prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo, a recuperação de dois veículos furtados, e a prisão de duas pessoas por uso de documento falso, uma dessas ao se apresentar, indevidamente, com uma carteira funcional falsa da Polícia Militar do Ceará em uma abordagem da PRF.


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA