Feira da Fartura movimenta produtos agroecológicos em Festival

Quase 30 agricultores trouxeram produtos para venda
créditos: Matões FM

O Festival de Inverno de Pedro II contou com a feira da fartura, evento organizado pelo Centro de Formação Mandacaru e que tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores/as de Pedro II, também da Secretaria de Turismo do município e dos agricultores familiares de várias comunidades rurais de Pedro II.  Há três anos a feira da fartura integra oficialmente a programação do festival de inverno, onde agrega valores, geração de renda e promove as pessoas levarem produtos saudáveis para casa vindo direto da roça. A feira é realizada na Praça do Cruzeiro, centro de Pedro II, sempre na sexta feira, este ano dia 21, segundo dia de festival.

Sendo um dos maiores eventos culturais do Piauí, o Festival de Inverno de Pedro II promove durante quatro dias grandes espetáculos culturais e também uma ampla movimentação na comercialização de pequenos empreendedores, artesãos e agricultores. As praças do centro da cidade recebem estruturas para apresentações e comercializações.

Este ano quase 30 agricultores participaram vendendo seus produtos na feira da fartura. Além das tradicionais verduras verdes, teve ainda pães, bolos e doces caseiros, batata doce, além de frutas como banana e limão.

A feira da fartura tem se tornado um excelente espaço de comercialização para os produtos agroecológicos, ela ocorre tradicionalmente na terça feira da Semana Santa e no Festival de Inverno de Pedro II. O evento tem se consolidado e feito muito sucesso, tanto que o setor de Agricultora Familiar do Centro de Formação Mandacaru estar articulando junto a Prefeitura, um espaço no centro da cidade para que a feira aconteça semanalmente e assim os agricultores possam vender seus produtos saudáveis com maior solidez.     


COLUNISTA
Neto Santos
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA