Oferecimento:
   COLUNISTAS  
Sales Neto
Pedro II
Neto Santos
Pedro II
Eudes Martins
Pedro II
Beto Barros
Pedro II
   PÁGINAS  
   OUVINTE VIP  
Alciney Chaves
São Paulo - São Paulo
   ENQUETE  
Na sua opinião, qual o tema mais importante a ser discutido na eleição municipal?
Educação
Saúde
Esporte
Habitação
Social
Emprego


   TEMPO AGORA  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 726321
 Online Agora: 12
 
 
  • Imprima esta Matéria
  • Envie para um amigo
  • Deixe seu Comentário
  • Converta a matéria em Pdf
  • Assine nosso Rss
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Orkut
  • Compartilhe no Twitter
        Fonte:

Vestibular começa com provas de redação e línguas

Publicada em  11/12/2011 às 08h51

Calma, organização e clareza nas ideias. Estes três elementos podem ser a chave para se sair bem no vestibular da Universidade Estadual do Piauí que começa neste domingo (11) com as provas de Redação, Literatura e Línguas Portuguesa e Estrangeira. Na segunda-feira (12) serão realizados os exames com as disciplinas específicas.
 
O vestibular da Uespi será realizado para o preenchimento de 3.580 vagas na modalidade regular em todos os campi da Instituição. Serão 80 locais de aplicação das provas em todo Estado. Neste ano, estão inscritos cerca de 30.700 estudantes. Os cursos mais concorridos são Medicina e Direito (Teresina) e Odontologia (Parnaíba).
 
Redação
O professor de Redação do Colégio Certo, João Ribeiro de Andrade Júnior, afirma que a produção do texto no vestibular pode ser muito angustiante para alguns alunos, sobretudo para aqueles que ficam nervosos e criam um "bloqueio" para escrever. Entretanto, o docente dá algumas dicas que podem melhorar o desempenho dos candidatos e fala sobre o que pode surgir como tema este ano.

"Acredito que a Uespi irá explorar algo relacionado aos jovens. Drogas, novas tecnologias, bullying. Esta é uma temática muito aberta que ressalta também o papel da instituição que é fazer o jovem refletir sobre o que o cerca. No ano passado, a escolha foi de uma temática que mexeu com os jovens. O poema de Cecília Meireles, 'Ou isto ou aquilo', falava da escolhas do ser humano. Este ano pode ser que a Uespi siga a mesma linha", pontua.

Dicas para ir bem na redação:
1 - Primeiro, é preciso ter calma. "O grande adversário do candidato é ele mesmo e seu o nervosismo", diz João Andrade.

2- Vencer o bloqueio. "A forma mais simples de vencer o bloqueio é fazer perguntas, bombardear o tema de perguntas e tirar dali a direção do texto com causa, consequência".

3- Estruturar e organizar as ideias. "É sempre importante ter em mente que a redação possui introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução estão os argumentos a se desenvolver. Sugiro que façam duas frases: uma genérica, para tangenciar o tema, e outra para mostrar os argumentos que ele vai desenvolver. Cada argumento se desenvolve em um parágrafo. O texto terá a quantidade parágrafos conforme os argumentos usados na introdução. Um texto com dois ou três parágrafos já está de bom tamanho. E, por fim, a conclusão.

4- O quanto escrever. "O ideal é ter em torno de quatro a cinco parágrafos, contando introdução, desenvolvimento e conclusão. Não se deve ultrapassar os seis parágrafos até porque há um limite: mínimo de 20 e máximo de 30 linhas".

5- Título. "Diferente do Enem, na Uespi é preciso dar um título ao texto"

6- Ortografia. "O cuidado com a letra é fundamental. O aluno deve se preocupar em escrever de forma legível", finaliza o professor.
 
Fonte: cidadeverde.com
Edição: Beto Barros

 
 
 
0  
Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 

   NO AR AGORA  
   VÍDEO DESTAQUE  
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
 
  Matões Fm 104,9   Entretenimento
  Principal   Notícias
  História   Galerias
  Locutores   Vídeos
  Programação   Agenda de Eventos
  Pedro II   Ouvintes Vip
  Fale Conosco   Links Úteis

 
Endereço
Rua Epifânio Getirana,376 - Bairro Santa Fé - Pedro II- Piauí
+55 86 3271-2812
 
Todos os direitos reservados | 2011