Apenas 43% dos piauienses usam capacete; menor índice do Brasil

Os piauienses são os brasileiros que menos utilizam itens de segurança no trânsito como o cinto de segurança e o capacete.
créditos: cidadeverde.com

 

Os piauienses são os brasileiros que menos utilizam itens de segurança no trânsito como o cinto de segurança e o capacete. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas 54,9% das pessoas adultas que dirigem ou andam no banco da frente de carros sempre usam cinto de segurança e somente 43,3% dos motociclistas adultos sempre usam capacete ao pilotar.

O estudo considerou apenas as pessoas com 18 anos ou mais de idade. A pesquisa ainda mostra que os passageiros também não costumam usar equipamentos de proteção no Piauí.

O estado tem o menor índice de pessoas adultas que sempre utilizam capacete quando são passageiros em motocicletas, apenas 48%.

Já aqueles que sempre usam cinto de segurança quando andam no banco de trás de carros são 35,2%, o que coloca o estado na segunda menor proporção do país. Somente o Amapá tem taxa inferior ao Piauí: 34%.

Como comparação, cerca de 79,7% daqueles que dirigem ou andam no banco da frente de carros sempre usam o cinto de segurança no Brasil, o que equivale a 24,8 pontos percentuais a mais que no Piauí. Já entre aqueles que andam no banco de trás a proporção é de 54,6% no país, cerca de 19,4 pontos percentuais a mais que o estado.

Quanto aos motociclistas, a taxa daqueles que sempre usam capacete chega a 82,6% no Brasil, o que significa 39,3 pontos percentuais acima do Piauí. Cerca de 77,3% dos passageiros de motocicletas sempre usam o equipamento de proteção no país, uma diferença de 29,3 pontos percentuais na comparação com a média do estado.

 

 


COLUNISTA
Eudes Martins
COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA