18/11/2018 (86) 8176-6846

Esportes

Em evidência após vídeo na Rússia, machismo no futebol é recorrente no Brasil

O tema voltou a serdestaque na Copa

Por Redação 23/06/2018 às 09:04:57

A repercussão dos vídeos contendo manifestações machistas de brasileiros durante a Copa do Mundoescancarou para toda a sociedade o que as torcedoras, principalmente as que frequentam estádios, já sabem há muito tempo: mulheres são frequentemente alvo de diversos níveis de machismo no ambiente futebolístico.

O incômodo com o machismo no futebol vem fazendo as mulheres se unirem por mais respeito e igualdade. Um dos movimentos, que engloba diversas torcidas, é o Mulheres de Arquibancada - Resistência e Empoderamento. O grupo já realizou um encontro nacional, no ano passado, no Museu do Futebol, em São Paulo, para discutir pautas ligadas à equidade de gênero no ambiente futebolístico. Uma das lideranças do coletivo, Elise Oliveira ressalta a luta das companheiras contra o sexismo no futebol.

- Esse tema está ficando cada vez mais visto pela sociedade, porque estão acontecendo coisas muito grandes, como o caso da torcedora na Rússia. Foi um grande abuso, porque ela não sabia sequer o que foi dito. A cultura machista está inserida no futebol como se fosse a única cultura. O gênero feminino não tem um espaço lá. O movimento Mulheres de Arquibancada luta por igualdade. Nós queremos fazer parte do futebol como todo mundo. Só queremos igualdade, nada além disso - disse Elise.

Fonte: G1

comentários