25/03/2019 (86) 8176-6846

Pedro II

Palestra motiva estudantes a buscar seus ideais

A palestra foi ministrada pelo professor Nonato Silva

Por Redação 14/02/2019 às 16:48:38

O professor Nonato Silva, Diretor do Instituto Federal do Piauí - IFPI Campus Pedro II esteve na Ecoescola Thomas a Kempis na manhã desta quinta feria, (14) ministrando "Uma Joia de Palestra", tema do diálogo de motivação que o professor promoveu com os estudantes do Ensino Médio, turmas que estão voltando das férias. A palestra teve duração de 01 hora e meia, onde focou como tema central a capacidade que cada estudante tem de alcançar seus objetivos, sendo para isso importante cada um dedicar tempo do seu cotidiano aos estudos, abrir mão de muitas horas de redes sociais, além de estar sempre a procura do caminho certo. O professor disse: "Nada é impossível, quando se paga o preço certo." Em vários momentos Nonato Silva lembrou aos alunos que o processo educativo é o melhor caminho para se alcançar objetivos. "A educação é o grande instrumental da vida de alguém que sonha em ter uma vida mais digna, honesta e feliz". Disse.

Por várias vezes também o professor lembrou aos estudantes que será necessário focar sempre o bom caminho. Lembrou inclusive de um dos clássicos da literatura que é "Alice no País das Maravilhas". O professor narra: "Alice ao ver tantos caminhos, pergunta ao gato, onde eles vão me levar? E o gato pergunta, você que ir pra onde? Ela responde: qualquer lugar, e o gato diz: Então siga qualquer caminho". Com essa narrativa do clássico literário o professor prosseguiu com sua fala dizendo: "Se a gente não sabe onde quer chegar, qualquer caminho é possível. Agora para a gente chegar onde quer, não é qualquer caminho". Refletiu Nonato Silva.

O professor lembrou também dos grandes desafios que o jovem encontra nos dias atuais para se concentrar em seus estudos, lembrava que as redes sociais mais atrapalham do que ajudam, pois elas tem uma grande capacidade de mexer com a concentração do jovem durante uma leitura nos estudos.

Ao término do evento, Nonato Silva lembrou do quanto é gratificante ministrar palestras para a juventude, disse que em espaços assim ele mais aprende do que ensina.    

comentários